LIVROS INDICADOS (1 - 4)


A PARTE E O TODO, RUBEN GEORGE OLIVEN



Com o embaralhamento das fronteiras, o sentido de nacionalidade não diminui, aumenta! Uma série de conflitos étnicos e nacionais mostra como o "território" continua sendo uma força mobilizadora de sentimentos intensos. A criação de manifestações culturais mundializadas não significa que as questões locais estejam desaparecendo. Ao contrário, a globalização torna o "local" mais importante do que nunca. Como podemos, afinal, nos situar no mundo, a não ser a partir de nosso próprio território, por mais difícil que seja defini-lo?





A democracia na América - Aléxis de tocqueville


Comparando o tempo todo o Estado Democrático americano com os regimes europeus, Tocqueville tenta, na verdade, estabelecer padrões que expliquem como os homens convertem suas paixões em leis e instituições.





Democracia, Descentralização e Desenvolvimento: Brasil & Espanha - Sonia Fleury
Pesquisadores de renomadas instituições brasileiras e espanholas discutem os processos recentes de descentralização no Brasil e na Espanha, juntamente com os de centralização democrática e retomada do desenvolvimento. A partir dos eixos político-institucional e econômico-social, esses especialista analisam o passado e indicam os avanços, impasses e retrocessos, bem como a agenda atual e os cenários futuros.


Nações e Nacionalismo Desde 1780 - Eric j. hobsbawm


Compreender as complexas relações políticas internacionais impõe, necessariamente, o entendimento do conceito de nação e de sua expressão: o nacionalismo.