Federalismo na Virgínia

A Virgínia é um dos 50 estados dos Estados Unidos da America. A atual constituição da Virginia foi adotada em 1971. O Poder Legislativo do Estado é constituído pelo Senado e pela Câmara dos Delegados. O Senado possui um total de 40 membros, enquanto que a Câmara dos Delegados possui um total de 100 membros. O sistema eleitoral é distrital puro.
O Estado está dividido em 95 condados. A Virgínia possui 39 cidades independentes. Existem por lá várias definições para as várias localidades. As cidades independentes não fazem parte de nenhum condado. Dentro de cada condado existem cidades primárias e cidades secundárias, sendo que para uma cidade secundária tornar-se cidade primária ela deve ter mais de 5 mil habitantes, além de haver um referendo para a população opinar se deseja a mudança. As cidades primárias podem cobrar diversas taxas e impostos, já as cidades secundárias vivem apenas de imposto territorial e taxas simples.
O estado original da Virgínia era formado pelos estados de Kentucky, Virginia Ocidental e a atual Virginia. A separação dos estados foi realizada pacificamente e de acordo com a vontade popular. Caso algum condado queira se separar, a atual constituição do estado permite.
Os condados e as cidades independentes gozam de extensa autonomia. Cada condado, por exemplo, pode ter seu próprio sistema de ensino, sem nenhuma interferência estadual. Antes do Século XX, por exemplo, quase não havia escolas públicas no estado, porque a maioria da população achava que a responsabilidade pelo pagamento da educação era função dos pais. Com a mudança de pensamento, o estado foi aos poucos se adaptando à vontade popular. No Brasil isso é uma coisa impensavel atualmente. As escolas são públicas, não porque o povo concorde com isso, mas porque o governo decidiu isso. E não há quem mude com esse modelo atual.
Fazendo um balanço geral, o estado da Virginia exerce sua autonomia, tanto financeira como política. Oito dos presidentes dos Estados Unidos nasceram na Virgínia, sendo que cinco deles foram reeleitos. Foram eles George Washington, Thomas Jefferson, James Madison, James Monroe e Woodrow Wilson. Todos eles tiveram destaque mundial. O exemplo a ser seguido aqui no Brasil é a forte tradição democrática do estado. Para exemplificar isso a primeira instituição legislativa das Américas foi instituida na Virgínia, no ano de 1619. O estado teve grande participação na Guerra de Independência com Washington, que liderou as tropas e Jefferson que escreveu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Thomas Jefferson também foi o fundador do Partido Democrata.

Artigo de Juliano Torres 13-11-2007

Fonte: página do Intituto Federalista
www.if.org.br